segunda-feira, 2 de junho de 2014

Freud Além da Alma - Conheça-te a ti mesmo:

Sabe-se que a sólida formação psicanalítica passa pelo domínio teórico-técnico dos principais constructos conceituais, formulados por seu fundador: Sigmund Freud. A primeira série de estudos que Freud empreendeu tem uma importância particular ao desenvolvimento posterior de sua obra e produção, pois contém, resumida e potencialmente, hipóteses e princípios fundamentais que justificariam a psicanálise como um todo. No filme "Freud, além da alma", produção norte-americana de 1962, dirigida por John Huston, tem-se uma biografia romanceada do pai da psicanálise, mostrando sua trajetória de elaboração da teoria psicanalítica. O filme reconstrói a vivência e as descobertas de Freud, em Paris e na cidade de Viena, entre os anos de 1885 e 1890. 

Retratando de modo introspectivo a maneira como a vida pessoal de Sigmund Freud e as formulações psicanalíticas se desenvolvem em boa parte a partir dos estudos e experiências pessoais de Freud.
Assim, com seu interesse pela histeria Freud, inicia um questionamento dos métodos até então empregados, considerando a histeria como uma psiconeurose onde a divisão da mente ocorre devido aos conflitos entre vida representacional e um conteúdo reprimido. Logo Freud se vê atraído pelos estudos de Charcot  e a aplicação de hipnose no tratamento e observação da ação dos sintomas da histeria.
Em parceria com Breuer, Freud vem a elaborar a relação dos mecanismos psíquicos da histeria e lembranças reprimidas, algo que mais tarde viria a fomentar a teoria do trauma, contudo utilizando se da hipnose e do método catártico, Freud e Breuer observação o papel da repressão ao aplicarem tais métodos em um jovem que apresentava uma repulsa a água.
Certos aspectos da vida pessoal de Freud começam a dar forma também à suas teorias quando em uma sessão com um jovem que durante o transe hipnótico diz desejar cometer parricídio, por amar a própria mãe, Freud começa a ter sonhos estranhos que de certa forma o colocam na mesma situação, elementos estes que mais tarde dariam forma ao Complexo de Édipo e a Teoria dos Sonhos.
Contudo, após o conflito pessoal com tais ideias, Freud retoma os estudos com histeria, e postula que as neuroses estariam todas relacionadas com traumas de cunho sexual. Breuer se opõem a teria da sexualidade de Freud já neste momento, mesmo ela ainda não tendo tomado toda sua formulação.
Quando a paciente desenvolve uma gravidez psicológica direcionada por seus sentimentos pro Breuer, este se afasta do tratamento deixando-a aos cuidados de Freud, contudo é possível notar que a projeção de sentimentos da paciente por Breuer ais poucos vão sendo direcionadas para Freud, sendo caracterizada a transferência, fantasias que a jovem tinha pelo pai e foram sendo projetadas em Breuer e Freud.
Se afastando e vez dos métodos de hipnose e catártico, Freud começa a aplicar o método de associação livre e mesmo se autoanalisando percebe sempre o fator sexual sempre presente na formação infantil. Com isso passa a caracterizar elementos simbólicos além da teoria do trauma, o que por si vem a gerar questionamento quando a conduta das figuras genitoras e o desenvolvimento sexual e a divisão das fases na infância, dando vasão a teoria da fantasia, no momento em que Freud nota que suas lembranças referentes ai pai, que havia falecido a pouco e o sentimentos projetados da paciente caracterizam não um trauma sexual factual, mas uma fantasia ou desejo reprimido tendo como fonte de erotização os pais.
Com isso, tais descobertas vêm a colocar ainda mais a sexualidade no centro de sua linha teórica, pontuando o papel sexual desde cedo na infância, diretamente logo após o nascimento onde a associação de um afeto de satisfação biológica (a alimentação) e o contato e afago da mãe fundamentam a ação da pulsão e da libido.
Assim o conflito com Breuer e a resistência da visão puritana da época são inevitáveis, as teorias de Freud são recebidas com resistência, sendo até a postura irônica por parte dos médicos do conselho uma analogia direta a formulação do conceito de repressão e resistência no aparelho psíquico. Contudo Freud expõe a visão de que a criança possui o desejo sexual direcionado à mãe porem encara o pai como um oponente, citando Édipo, sendo também implícitos os conceitos das fases do desenvolvimento sexual (Oral, anal, fálica e genital).

A obra pontua, mesmo que em determinados momentos de uma forma não linear de acontecimentos e mais romantizada, toda a postulação inicial das teorias psicanalíticas, mesmo deixando em aberto que haveria muito mais a ser produzido por Freud, finaliza com uma analogia a um encontro introspectivo, onde Freud adentra o cemitério onde o pai esta sepultado, sendo que antes lhe era impossível entrar por estar em conflito com conteúdos psíquicos que lhe produziam um sintoma histérico diante da ideia do pai morto e seus desejos parricidas. 

Sinopse e detalhes

1885. Enquanto a maioria de seus colegas se recusa a tratar a histeria acreditando tratar-se simulação, Sigmund Freud (Montgomery Clift) faz avanços usando a hipnose. Sua principal paciente é uma jovem que não bebe água e é atormentada diariamente pelo mesmo pesadelo.

Jean-Paul Sartre escreveu um roteiro para o filme a pedido do diretor, John Huston. Seu texto foi rejeitado por ser muito longo e acabou publicado como livro: "The Freud Scenario". Sartre queria que Marilyn Monroe interpretasse Cecily Koertner.