quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cientistas preveem que o tempo irá parar completamente:


Em uma teoria nova e surpreendente, os cientistas previram que a passagem do tempo vai parar completamente.

A teoria é baseada em uma pesquisa realizada em duas universidades espanholas destinadas a explicar por que a expansão do universo parece estar se acelerando, um enigma que tem intrigado cientistas há anos.

O que surgiu foi a noção de que a expansão do universo não está acelerando para todos, em vez disso, o próprio tempo está a abrandar a um ritmo imperceptível e que eventualmente ele vai parar totalmente, resultando em uma imagem estática perpétua para o resto da eternidade .

"Acreditamos que o tempo surgiu durante o Big Bang e, se o tempo pode surgir, pode desaparecer, bem como o efeito oposto", disse o cosmólogo Gary Gibbons.

A teoria do tempo se esgotando foi elaborada por pesquisadores de duas universidades espanholas tentando explicar por que o universo parece estar se espalhando de forma contínua e acelerada.

domingo, 17 de junho de 2012

Filme recomendado: Os doze macacos


Filme altamente recomendado, Twelve Monkeys (Os Doze Macacos) discorre sobre um futuro caótico. Em 1996 um vírus matou 99% das pessoas. Os sobreviventes foram forçados a viver no subterrâneo e no ano de 2035 enviaram “voluntários” em viagens no tempo, a fim de impedir a liberação do vírus, que acredita-se que tenha sido feita pelo “Exército dos Doze Macacos”. A história começa quando James Cole (Bruce Willis) é enviado. Nas linhas a seguir eu conto a história do filme como entendi – sim, só há spoilers daqui pra frente.

Em 1996, James Cole, criança, vê um homem morrer no aeroporto. À partir daí, um vírus se espalha no mundo. Tal vírus quase dizima os seres humanos e os 1% de sobreviventes vão viver no subterrâneo. Tendo cometido crimes e sido preso e condenado, Cole é selecionado em 2035 para ser voluntário nas viagens no tempo, pois isso poderia reduzir a sua pena. Mesmo relutante, ele aceita e, na sua primeira viagem, vai parar em 1990.

Ele é preso e conhece a psiquiatra Kathryn Railly (Madeleine Stowe), a quem conta sobre o futuro. Cole é então encaminhado a um hospital psiquiátrico, como louco. Lá, ele conhece Jeffrey Goines (Brad Pitt), a quem acaba dando a ideia de exterminar a raça humana. Numa tentativa de fuga, Cole é colocado em isolamento, mas a dra. Railly o defende junto aos médicos, por ter a sensação de conhecê-lo de algum lugar. Cole tem a sensação de conhecê-la de seus sonhos. Neste meio tempo, Cole é “puxado” para o futuro pelos cientistas de lá.



De volta a 2035, Cole começa a ouvir uma voz que o deixa confuso. Apesar de ter falhado em sua missão – que era de deixar um recado em um serviço de lavagem de tapetes – ele recebe outra chance, já que tinha sido levado a um ano errado. Depois de uma rápida, mas importante passagem em um campo de batalha em 1920, ele vai para 1996. Lá, Cole sequestra a dra. Railly e os dois vão para a Flórida. Ele conhece o dono da voz que fica ecoando em sua cabeça: trata-se de um mendigo com uma ideia de que havia chips localizadores nos dentes de Cole. Este, por sua vez, não sabe dizer se o mendigo vem do futuro ou se é apenas louco.

Depois de algumas confusões e grandes progressos com sua investigação sobre o Exército dos Doze Macacos, Cole é levado novamente a 2035. Tido como herói e recebendo sua absolvição, ele resolve voltar a 1996 por vontade própria, pois tinha a intenção de ficar por lá e viver com a dra. Railly. Depois de convencer os cientistas, Cole volta a 1996. Lá, descobre que a dra. Railly tem motivos para acreditar na sua história – ela o conhecia de uma foto tirada no campo de batalha, em 1920. Mas sem ter certeza sobre os fatos futuros, eles decidem viajar para o litoral e aguardar. Cole arranca os dentes para não ser localizado e depois de se disfarçarem, para não serem pegos pela polícia, vão para o aeroporto.

Ver Railly loira – pois estava disfarçada – faz Cole ter certeza de que ela era a mulher que ele havia visto em seus sonhos a vida inteira. Ele conta isso para ela. No caminho do aeroporto, os 2 descobrem que o Exército dos 12 Macacos, liderado por Goines, não tinha intenção de acabar com a humanidade. Só queriam dar um susto no pai de Goines e liberar os animais do zoológico. Como isso isenta o Exército dos Doze Macacos de todas as suspeitas, não havia mais suspeitos de ter espalhado o vírus. No aeroporto, Cole deixa um recado para o futuro contando sobre sua descoberta.


Em seguida, Jose (Jon Seda) – seu companheiro de 2035 e que havia morrido em 1920 – aparece e coage Cole a matar o verdadeiro responsável por liberar o vírus. Jose não pode matá-lo, pois tudo o que ele sabia é o que Cole havia revelado no seu último telefonema. Mas Jose sabia que Cole viria a saber esta informação pela dra. Railly. Cole resolve colaborar e logo Railly lhe conta sobre sua descoberta, feita enquanto Cole ligava. Railly descobre que o dr. Peters (David Morse), um frequentador de suas palestras e funcionário do pai de Goines, era o responsável por liberar o vírus.

Na sequência, Cole tenta desesperadamente eliminar Peters. Os policiais que o estavam seguindo percebem sua identidade e vão atrás dele. Ao verem que Cole sacou uma arma, eles atiram, ferindo Cole mortalmente. A dra. Railly vai ao encontro de Cole que acaba morrendo nos seus braços. Ela então se lembra que ele havia dito conhecê-la dos sonhos. Ao olhar em volta, Railly vê um menino. Era Cole vendo a sua própria morte quando adulto. No avião, o dr. Peters se vê livre para prosseguir com seus planos e numa tacada do acaso, uma das responsáveis por enviar Cole no tempo senta-se ao lado do Dr. Peters, sem saber do seu papel na história.

Moral da história: não há como mudar o futuro, pois ele já aconteceu. Isso é fortemente embasado na Teoria da Relatividade de Einstein. Se esta teoria for levada ao pé da letra, passado, presente e futuro coexistem.

Indico 2 links para se aprofundar nesta brilhante obra de Chris Marker e David e Janet Peoples. Em 12 Monkeys FAQ , há uma lista de perguntas e respostas bastante completa e concisa sobre o filme. Para mim, é a melhor referência sobre a história. Já em Lost the Plot: 12 Monkeys pode-se conferir uma leitura mais resumida do filme – este site pertence à BBC.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Anomalia do Báltico: ‘Há definitivamente algo incomum escondido no fundo do mar’ afirmam investigadores


Com nova permissão para explorar a “Anomalia do Báltico”, o grupo de investigadores da Ocean Explorer anunciaram, através de sua página na internet, que estão finalmente ancorados para averiguar o objeto em forma de círculo.

“Começamos a varrer o fundo do mar e trazer amostras para análise. Devido a condições climáticas muito ruins, a operação foi um pouco mais longa do que o previsto. Nossa equipe está trabalhando duro e planejam voltar a mergulhar para futuras investigações”, descreveu a empresa.

No início da semana, os planos da Ocean Explorer precisaram ser adiados após um alerta de exercício militar na região do Báltico que envolvida a marinha dos Estados Unidos, Russos e Britânicos. Apesar das teorias de conspiração, o local parece estar preservado e pode revelar grandes novidades:

“Os mergulhadores estão investigando o círculo e os primeiros relatórios do navio dizem que eles estão realmente espantados. Há definitivamente algo incomum escondido no fundo do mar. Mais informações e fotos serão divulgados na próxima semana”.

Tatuagem no dente poderá salvar sua vida:


A ‘tatuagem de dente’ feita a partir de fios de seda e fios de ouro podem detectar doenças potencialmente fatais.

O dispositivo ainda está em desenvolvimento, mas poderá um dia tornar-se comum no acompanhamento dos doentes em busca de sinais de bactérias e vírus por meio de atualizações em tempo real.

A "tattoo” fica presa ao esmalte de um dente e detecta problemas através da respiração do paciente e transmitir os dados para um monitor nas proximidades.

No momento, o sensor é muito grande para caber em um dente humano e vai exigir um pouco de trabalho para encolher, os pesquisadores também esperam fazê-lo tão flexível quanto possível para que ele possa suportar o ato de comer e escovar diariamente.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Arqueólogos acham esqueletos com barra antivampiro encravada no peito

Arqueólogos encontraram dois esqueletos da Idade Média em escavações na cidade de Sozopol, na Bulgária, que apresentavam barras de ferro encravadas no peito, com o objetivo de que eles não se transformassem em vampiros.

Segundo as crenças pagãs, as pessoas que eram consideradas ruins durante sua vida podiam se transformar em vampiros após a morte. Para impedir que isso acontece, era preciso cravar uma estaca de ferro ou de madeira no peito da pessoa antes de ela ser enterrada.

sábado, 2 de junho de 2012

Monstro marinho é filmado por equipe de perfuração:


Uma criatura marinha fascinante foi capturada em imagens de origem desconhecida e provocaram um grande debate na web. A suposição popular até agora é que o animal seria uma água-viva em alto-mar.

Filmado por uma equipe de perfuração submarina, o registro deixou muitas pessoas intrigadas com a criatura flutuante, com sugestões que poderiam ser um monstro do mar profundo ou mesmo um saco plástico.

A especulação também aborda a suposição de ser uma placenta de baleia ou mesmo as míticas criaturas de Cthulhu.

Especialistas no entanto confirmaram que é de fato uma enigmatica Deepstaria, uma água-viva da família Ulmaridae e descoberta pela primeira vez em 1967 por FS Russel.

O invertebrado é normalmente encontrado no sul do oceano Atlântico.

Cientistas criam máscara de sonho lúcido:


Os pesquisadores Duncan e Steve Frazier McGuigan alegam ter construído um dispositivo que eles dizem poder controlar os sonhos de pacientes.

O dispositivo "Remee" parece uma máscara de dormir padrão, mas apresenta uma série de LEDs vermelhos no interior que são fracos o suficiente para evitar que uma pessoa desperte, mas bastante visível para o cérebro entender.

Depois que a pessoa entra no estado de sono REM, as luzes são ativadas para permitir controlar o que acontece no sonho. Parece que o Leonardo DiCaprio, Inception, acaba de virar uma realidade.