quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cientista quer transformar galinha em dinossauro:

Cientista analisa esqueleto de galinha

O paleontólogo Jack Horner quer recriar um dinossauro a partir do DNA da galinha. A intenção é fazer a evolução reversa, ou seja, fazer ressurgir traços genéticos dos ancestrais nos animais modernos.

Nas últimas décadas, paleontologistas – incluindo Horner – têm encontrado uma ampla evidência para provar que os pássaros modernos são descendentes de dinossauros – há semelhança desde o jeito com que colocam os ovos nos ninhos até detalhes da anatomia dos ossos. Há similaridades entre os pássaros atuais e os ancestrais carnívoros de duas patas, como Tiranossauro Rex e Velociraptor.


O que Horner quer é trazer à tona essas semelhanças em um processo chamado atavismo, ou seja, a reaparição de características vindas de um antepassado que não havia se manifestado nas gerações intermediárias. Um exemplo disso seria um bebê humano que nasce com mamilo extra ou, muito raramente, com uma cauda.

Como é um fenômeno raro, a proposta de Horner é criar atavismos experimentais em laboratório. Desse modo, ele ativaria o máximo possível de características ancestrais de uma galinha até chegar próximo de um dinossauro.

Essa ideia foi exposta pelo cientista recentemente na TED Conference, encontro anual de tecnologia, entretenimento e design que acontece na Califórnia (EUA).

“É uma loucura”, declarou Horner na ocasião. “Mas ainda assim é possível”, disse.
Em entrevista à revista Wired, o paleontólogo e cientista deu detalhes de sua tese.

Segundo Horner, pesquisas já descobriram pistas instigantes que apontam que algumas características de dinossauros podem ser reativadas.

Não se trata de reproduzir a ideia do filme Jurassic Park, de Steven Spielberg. No filme, o cientista Michael Crichton usa DNA de dinossauros, preservados no fóssil de insetos sugadores de sangue, para reproduzir o animal pré-histórico.


Cena do filme Jurassic Park de Spielberg

Horner, inclusive, foi um dos consultores do filme e, após analisar essa ideia, descartou a possibilidade de clonagem.

Ele concluiu que o DNA se rompe muito rápido, mesmo que o fóssil esteja bem conservado. Então Horner foi buscar na biologia que estuda a evolução uma forma de recriar dinossauros.

Para desenvolver a tese de que é possível criar dinossauros a partir da galinha, Horner tomou como base um livro de biologia da década de 80 chamada “Endless Forms Most Beautiful”, do biólogo Sean Carrol.

O livro ajudou a lançar as bases para o campo da biologia evolutiva, que se concentra em descobrir os mecanismos moleculares da evolução. É fato que os seres vivos mudam ao longo das gerações, segundo a aleatória mutação genética e os efeitos do meio ambiente. Porém, os biólogos queriam determinar, exatamente, o que ocasiona essas mudanças.

Usando moscas de frutas, o estudo separou um grupo de genes que controla a forma como se estrutura o corpo da mosca, chamado Hox. Surpreendemente, estes genes são encontrado em tudo, desde vermes até humanos.

Esses genes são a chave que regula o desenvolvimento. Ou seja, eles controlam o momento em que uma parte do corpo vai se estruturar. Por exemplo, determinam a arquitetura de seis patas de um inseto ou as barbatanas de um peixe.

Com isso, foi possível concluir que formas diferentes do corpo não são resultados de genes diferentes, mas de usos diferentes durante o desenvolvimento.

Assim, fazer um ovo de galinha chocar um dinossauro bebê pode ser apenas uma questão de apagar o que a evolução tem feito para a tornar uma galinha.
Cada célula de uma galinha carrega o código para fazer um tiranossauro, mas a forma como os genes fizeram a leitura ao longo do tempo mudou. O que Horner quer fazer é controlar esses genes e, assim, conseguir transformar a galinha em um dinossauro.

Por enquanto, é só uma teoria. Mas já tem balançado biólogos e a comunidade acadêmica.

Para seguir com sua ideia, Horner esta à procura de um cientista de pós-doutorado na área de Biologia para se juntar ao seu grupo. Segundo o cientista, ele já tem algumas possíveis fontes de financiamento para seu projeto.

Partes da Galinha que podem ser modificadas

- Dentes: o código básico para o desenvolvimento dos dentes ainda está presente nas células das galinhas, mas está em estado de dormência nos últimos 60 milhões de anos.

- Bicos: As aves têm um perfil inconfundível: os bicos. Pesquisadores de Harvard recentemente mexeram em alguns genes e conseguiram transformar um bico de galinha parecido ao focinho de um jacaré.

- Penas e pele: A textura áspera escamosa de pés de frango se aproxima da escamosa cobertura de terópodes – sem necessidade de modificação. O pássaro poderia parecer ainda mais com dinossauros por meio de cruzamento com espécies sem penas.

- Cauda – Dinossauros de duas patas contam com longas caudas rígidas para o equilíbrio. Galinhas vivem com uma curta. Pelo menos dois grupos de genes está envolvido na formação da cauda. Se os cientistas aprenderem a desligar os genes certos, eles podem ser capazes de dar uma longa cauda ao futuro "galinhossauro".

- Patas - A maioria dos terópodes tinham três dedos, mãos com garras afiadas para escalar, agarrar e cortar. Aves ainda têm os ossos dos dedos, mas eles são fundidos na asa. Controlando o processo de fusão no interior do ovo, os cientistas poderiam induzir uma galinha a nascer com as garras.

- Fêmur: em muitos animais o fêmur – maior osso do corpo – é quase horizontal. Alguns galos de briga da Ásia andam de cabeça erguida, como seus ancestrais. Os criadores de dinossauros podem começar com essa espécie para criar um galinhossauro, cujo modo de andar suportar o peso desta estatura.

Câmeras de segurança teriam flagrado 'suposto anjo' na Indonésia:


Um luz brilhante flagrada no dia 11 de setembro por câmeras de segurança em uma praça em Jacarta, na Indonésia, tem intrigado os moradores. Alguns acreditam que a imagem luminosa seria um anjo, mas, para outros, uma criatura alienígena, segundo o jornal on-line "Examiner".
"Meu primo estava na praça naquela noite, e as pessoas que testemunharam a cena ficaram conversando sobre isso a noite inteira. É real. Eles viram uma luz brilhante descendo do céu, batendo no chão e depois desaparecendo", disse Pramana Abbas.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Filhote de cão com oito patas nasce na Espanha:


Um filhote de cão nasceu com oito patas em Elche (Espanha)!!! Veterinários decidiram sacrificar o animal, pois ele era muito deformado para sobreviver. Agora, o pequeno bulldog, com um irmão unido ao seu corpo, será estudo por cientistas.

"Foi cruel, mas não havia como o animal sobreviver", disse um pesquisador, segundo o "Austrian Times".

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Macacos virtuais "recriam" obras de Shakespeare:


O programador norte-americano Jesse Anderson está tentando provar que "um número infinito de macacos batendo em um número infinito de máquinas de escrever seria capaz de produzir todas as obras de Shakespeare, por acidente". Esta é uma antiga teoria, nunca antes provada.

Anderson tenta provar que esta teoria é verdadeira usando macacos virtuais falsos, já que não é possíveil usar os verdadeiros, além do Elastic MapReduce da Amazon e o MapReduce do Hadoop, um modelo de programação e estrutura de software para escrever aplicações que processam rapidamente grandes quantidades de dados em paralelo a grandes aglomerados de nós de computação.

O projeto começou quando Anderson quis testar as ferramentas online que usa no trabalho, que ele resumiu da seguinte forma em seu site: "O Map Monkeys cria dados aleatórios em ASCII entre a e z. Ele usa o Mersenne Twister para eu ter certeza que tenho macacos rápidos, aleatórios e bem comportados. Uma vez que a saída do macaco é mapeada, é passado para o redutor que executa os personagens através de um teste de membro da Bloom Field. Se a saída do macaco passa no teste de associação, as obras de Shakespeare são verificadas usando uma comparação de string. Se isso passa, um macaco gênio acabou de escrever 10 caracteres de Shakespeare".

O computador processa o que seria digitações aleatórias de todos os milhões de macacos. Cada tentativa de 10 caracteres que não forma uma palavra é descartada, quando uma palavra que pertence a alguma das obras do escritor inglês é escrita, é incluída no processo. Com o método de tentativa e erro, os programas processam tudo o que é produzido. Alguns cientistas acreditam que ele deve levar anos e quem sabe séculos para conseguir contribuir para o Projeto Gutenberg, uma ação colaborativa de digitalização de livros.

Fato é que Anderson está prestes a finalmente finalizar toda a produção. De acordo com informações da BBC, 99.990% do processo está completo. O primeiro trabalho de Shakespeare terminado foi o poema "Queixas de uma amorosa". É um grande sucesso, mas em 2003 macacos de verdade, do zoológico Paignton Zoo (Inglaterra), foram testados na tentativa de comprovar a velha teoria. Teclados foram ligados entre seis macacos em uma gaiola. Depois de um mês os macacos tinham produzido cinco páginas da letra "S" e quebrado os teclados.

Explosão misteriosa mata mulher em Buenos Aires:


Uma misteriosa explosão matou uma mulher e deixou seis pessoas feridas no município de Monte Grande, na província de Buenos Aires. O acidente ocorreu por volta das 2h e destruiu duas casas e duas lojas localizadas nas ruas Los Andes e Vernet, danificando até 15 residências. Os feridos foram resgatados pelos bombeiros e levados para um hospital do bairro.

Identificada como Silvia Espinosa Infante, a mulher morta nos escombros da explosão seria peruana e teria por volta de 40 anos. Vários moradores asseguraram a meios de comunicação locais que viram "uma bola azul que caiu do céu" antes da explosão. Os bombeiros ainda não explicaram os motivos da explosão e pediram cautela até que sejam apresentados os resultados das perícias realizadas no lugar do acidente.

- Não seria correto dar alguma explicação antes de saber o resultados das investigações - disse o chefe do corpo de bombeiros voluntários do distrito de Esteban Echeverría, Guillermo Pérez.

No entanto, o chefe do corpo de bombeiros admitiu que "tudo parece indicar que o acidente foi provocado por algo que caiu do céu".

Desde que a notícia foi divulgada por canais de TV e rádios argentinas, começaram a circular na rede social Twitter dezenas de comentários sobre o misterioso acidente. Vários argentinos especularam com a possibilidade de que tudo tenha sido provocado por destroços de um satélite que, segundo a Nasa, caiu na Terra no sábado .

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/09/26/explosao-misteriosa-mata-mulher-em-buenos-aires-925439169.asp#ixzz1Z5oraUJi
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Bebê que estampou capa do disco ‘Nevermind’, do Nirvana, completa 20 anos:

Faz duas décadas que o Nirvana lançou “Nevermind”, um dos álbuns mais importantes da história da música. Mesmo tanto tempo depois, Spencer Elden ainda é apresentado pelos amigos próximos como o “bebê do Nirvana”. E não é para menos. Com poucos meses de idade, ele estampou a capa do álbum que colocaria o rock alternativo no mainstream. A foto de Spencer ainda bebê, nu debaixo da água, nadando em direção a uma nota de um dólar, virou um ícone. Hoje, aos 20 anos, ele falou em entrevista a CNN que a ideia de o usar como modelo foi do próprio pai, Rick Elden, um especialista de efeitos especiais de Hollywood. “Eles foram a uma piscina local, me jogaram na água, e foi isso”, contou. O então bebê ficou submerso por dois segundos apenas, enquanto o fotógrafo Kirk Weddle fazia os cliques. Spencer nunca conheceu nenhum dos músicos do Nirvana. Ele e o pai não ganharam nenhum tipo de direito pela foto, mas fazer parte da história do Nirvana já é uma boa recompensa. Por coincidência ou não, a banda é uma das preferidas de Spencer. “Eu gosto muito do Nirvana e não há música deles que eu não goste”, disse ele em entrevista a CNN.

sábado, 24 de setembro de 2011

Cientistas encontram maneira de "ver" imagens no cerébro de pessoas:


Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram uma maneira de "ver" imagens formadas pela mente. Ao pedir para que cobaias pensassem em cenas de filmes ou mesmo vídeos curtos vistos recentemente, os pesquisadores puderam vislumbrar algo semelhante às imagens originais em uma tela.
Os pacientes foram submetidos a sessões de traillers de filmes de Hollywood, equanto uma espécie de scanner analisava a atividade no córtex visual através do fluxo de sangue na região, estudando a forma como a mente processava as informações recebidas. Os cientistas foram capazes de, então, converter os dados em padrões visuais.

Computadores foram alimentados com os dados obtidos e, graças a um programa especialmente desenvolvido para a pesquisa, cada segundo dos vídeos foi diretamente associado com a atitivade captada durante a exibição. Até agora, os acadêmicos puderam apenas "ler" vídeos anteriormente mostrados às cobaias pouco antes da realização dos testes.

Apesar das limitações, a expectativa é de que a tecnologia possa avançar nos próximos anos e que permita o compartilhamento de outras imagens formadas pelo cérebro, tal como sonhos e memórias. É uma esperança para famílias com casos de pessoas incapazes de se comunicar verbalmente. Pacientes em coma, por exemplo, poderiam ter seus anseios compreendidos através desta técnica.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Médicos implantam 'chifres' em garoto para retirar mancha do rosto:

Médicos ingleses usaram dois implantes na testa de um garoto de 4 anos na Inglaterra para que fosse possível retirar uma mancha no rosto do menino. Os suportes usados deram um aspecto diferente ao pequeno George Ashman, como se ele estivesse com "chifres" na cabeça. Hoje com 5 anos de idade, o britânico da cidade de Radstock nasceu com uma marca vermelha no meio da testa. A mãe Karen, de 33 anos, teve medo que o filho fosse passar a vida inteira sofrendo gozações. A opção foi fazer o garoto enfrentar uma cirurgia aos 4 anos de idade, no final de 2010. Para tratar o problemas, os médicos do Great Ormond Street Hospital inseriram dois expansores debaixo da pele de George. A ideia foi esticar a pele do menino para que o excesso pudesse cobrir a área que a mancha ocupava antes de ser retirada por cirurgia. O material foi inflado com fluidos naturais, gerando o formato de chifres na testa do menino. A mãe ficou apreensiva quando viu os implantes pela primeira vez. Mas depois de 4 meses, os implantes foram removidos e a pele já havia se esticado o suficiente para poder cobrir a mancha na face do garoto. Após a marca ser extraída, a pele foi costurada com sucesso. Atualmente, George possui apenas um pequeno sinal da costura após a operação. Conhecida como hemangioma, a mancha nada mais é do que um caroço benigno causado pelo crescimento anormal de tecidos de vasos sanguíneos. Mas mesmo convivendo com os "chifres" durante apenas 4 meses, George sofreu com os comentários das pessoas que o viam na rua. Segundo Karen, crianças na porta de escolas apontavam e riam do garoto. O sofrimento durou até abril de 2011, quando a retirada da mancha e dos implantes aconteceu.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

NASA inocenta asteroide pela extinção de dinossauros:


Estudos recentes divulgados pela NASA afastam uma das mais aceitas teorias sobre a extinção dos dinossauros. Através da análise das caractéristicas e do comportamento de cerca de 120 mil asteroides nos últimos anos, os cientistas concluíram que um fragmento originário do gigante Baptistina não poderia o ser responsável pela catástrofe.
A pesquisa encontrou problemas na tese anterior, formulada em 2007. De acordo com ela, um asteroide teria se chocado com o Baptistina na região do cinturão entre Marte e Júpiter, há 160 milhões de anos. O impacto teria gerado inúmeros fragmentos, tendo um deles atingido a Terra milhões de anos depois.
Pela observação de fragmentos que correm o universo atualmente, a NASA estimou que a colisão inicial que "despedaçou" o gigante aconteceu há 80 milhões de anos. O período é a metade do que previsto inicialmente e, de acordo com os cientistas, insuficiente para que parte do dele tenha chegado a tempo de eliminar os dinossauros na Terra, impacto este que é estimado para ter acontecido há aproximadamente 65 milhões de anos.

Embora o Baptistina tenha sido inocentado, a teoria de que um asteroide teria causado a extinção dos répteis ainda é considerada válida. A origem do responsável, no entanto, voltou a ser desconhecida.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Professor de filosofia escreve 'bíblia' para ateus:


O professor de filosofia da Universidade de Londres A. C. Grayling lançou o livro The Good Book: A Secular Bible (O Livro Bom: Uma Bíblia Secular, ainda sem edição no Brasil), uma espécie de guia para ateus. Ao lado do cientista Richard Dawkins e do escritor Christopher Hitchens, Grayling, 62 anos, é um dos expoentes do chamado Novo Ateísmo, que milita pelo abandono de religiões e superstições. Assim como na bíblia cristã, a obra de Grayling começa no Gênesis e segue para Lamentações e Provérbios, tudo organizado em capítulos e versos. “A estrutura bíblica é convidativa e acessível. O leitor pode escolher trechos ou seções para ler separadamente”, diz o autor. Porém, nas 608 páginas da obra de Grayling não há sequer uma menção à palavra “Deus” ou qualquer outra referência divina, mas sim citações e conceitos de grandes pensadores como Aristóteles, Isaac Newton e, não podia faltar, Charles Darwin. O autor acredita que há pensamentos profundos e sérios sobre o bem nas grandes tradições não-religiosas que seriam mais humanos e vivíveis — sem estar sob o comando de uma autoridade. Antevendo críticas, Grayling já declara: “Quase tudo escrito em meu livro vem de grandes mentes do passado. Quem atacá-lo automaticamente atacará Cícero, Confúcio e por aí vai”. Para terror dos católicos, Grayling chegou a elaborar os 10 mandamentos dos ateus, estes sim redigidos a partir de suas próprias ideias. “Só espero não me tornar um ‘deus’. Certamente eu não seria bom nisso.” 
OS 10 MANDAMENTOS ATEUS 
1. Ame bem 
2. Busque o bem em todas as coisas 
3. Não faça mal aos outros 
4. Pense por si mesmo 
5. Assuma responsabilidade 
6. Respeite a natureza 
7. Faça o seu melhor 
8. Seja informado 
9. Seja bondoso 
10. Seja corajoso - ao menos tente sinceramente

Satélite desativado deve cair na Terra na próxima sexta (23):


Um satélite científico desativado da Nasa deve cair na Terra na próxima sexta-feira (23), espalhando detritos em algum ponto imprevisível do planeta, segundo cientistas da agência espacial norte-americana.
O Uars (Satélite de Pesquisas da Atmosfera Superior, na sigla em inglês) pesa 6,5 toneladas e foi colocado em órbita por um ônibus espacial em 1991. Ele funcionou durante 14 anos, fazendo medições do ozônio e de outras substâncias químicas da atmosfera.

Desde que completou sua missão, em 2005, o Uars vem lentamente perdendo altitude, por causa da gravidade terrestre. Na sexta-feira, a peça de 10,6 m de comprimento e 4,5 m de diâmetro deve mergulhar na atmosfera, segundo o site da Nasa.

A maior parte do equipamento acabará sendo incinerada na queda, mas os cientistas preveem que até 26 peças, com um peso total de 500 kg, poderão resistir ao atrito e cair em algum lugar do planeta.

A órbita do satélite sobrevoa a maior parte do planeta, desde o norte do Canadá até o extremo sul da América do Sul.

A Nasa disse haver 1 chance em 3,2 mil de que uma peça do Uars atinja uma pessoa. O mais provável é que os destroços caiam no mar ou em terras desabitadas.

domingo, 18 de setembro de 2011

Inglesa sofre de doença rara que deixa pernas gigantes:


A inglesa Mandy Sellers tem uma doença rara que faz com que suas pernas e pés não parem de crescer. A mulher, de 36 anos, sofre da Síndrome de Proteus, doença congênita que causa crescimento exagerado da pele devido a má-formações cutâneas e subcutâneas.

Moradora da cidade de Accrington, na Inglaterra, Mandy teve a perna esquerda amputada em janeiro de 2010. Os médicos optaram pela cirurgia por causa das seguidas infecções no local. A operação trouxe alívio para a inglesa.

“A amputação mudou completamente a minha vida, porque eu não estou mais ficando doente o tempo todo. Eu me sinto tão saudável como há 20 anos”, contou Mandy ao jornal The Sun.

A inglesa agora está aprendendo a andar com uma prótese e faz fisioterapia. Apesar dos problemas, Mandy dá uma lição de como olhar a vida sob uma ótica positiva: “Minha vida está melhor do que nunca. Minha mobilidade ainda não é tão boa, mas estou evoluindo nisso. Me sinto melhor fisicamente, o que ajuda a me sentir melhor mentalmente”.

A Mandy passa boa parte de seu tempo livre trabalhando na conscientização sobre a Síndrome de Proteus, que afeta cerca de 200 pessoas no mundo todo.

Inglês de nove anos não sai de casa porque qualquer bactéria pode ser fatal:


Alex Hannard, de 9 anos, quer ser um cientista genético quando crescer. Mas por enquanto, ele não pode brincar no jardim com os amigos e até frequentar a escola é tarefa difícil. O menino sofre de um tipo de imunodeficiência conhecida como doença granulomatosa crônica, que paralisa a produção das células sanguíneas que combatem bactérias e fungos no organismo. Um pedaço de grama ou um grão de poeira seria suficiente para matá-lo.

Alex vive com os pais da cidade de Hill Head, em Hampshire, na Inglaterra. A mãe, Louise, deixou o emprego de professora para cuidar do filho. “É difícil para Alex sair e fazer coisas que crianças na idade dele fazem”, lamenta. Ela contou, em entrevista ao jornal “Daily Mail”, que manter o menino motivado em continuar vivendo é difícil. “Ele só quer ser um menino normal, mas nós tentamos fazer isso na medida do possível”.
A doença de Alex foi descoberta em 2007, quando ele tinha cinco anos. Apenas cerca de 300 pessoas possuem o problema no Reino Unido. Na época, os médicos prepararam os pais para o pior. “Fomos informados de que ele poderia morrer. Foi um momento difícil, de partir o coração”, disse Louise. Ninguém conseguia descobrir o que o menino tinha, até que um dos médicos se lembrou de um diagnóstico semelhante. “Foi um milagre, porque três dias depois ele estava de pé e pulando de novo”, contou a mãe.

Para ter uma vida normal, Alex precisa de um transplante de medula óssea. Mas o número de doadores ainda é pequeno, o que reduz as chances de achar alguém compatível. Mas ele tem esperança de encontrar uma cura alternativa, quando for um cientista genético experiente.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nasa acha planeta ao redor de 2 'sóis' como no filme 'Guerra nas Estrelas':


Um planeta descoberto pela missão Kepler, da agência espacial norte-americana (Nasa), gira ao redor de dois 'sóis', assim como Tatooine, o mundo imaginário que serve de cenário para muitas passagens da série "Guerra nas Estrelas". A descoberta foi descrita na edição desta semana da revista "Science".

O par de estrelas está a 200 anos-luz de distância da Terra. O planeta que as orbita se chama Kepler 16b. Trata-se de um lugar frio e gasoso, muito diferente da versão cinematográfica. As condições extremas do planeta impedem o desenvolvimento da vida, segundo os astrônomos.

Segundo o artigo, o planeta tem um terço da massa de Júpiter. O raio de Kepler 16b é cerca de um quarto menor do que o do maior planeta do Sistema Solar. Com esse tamanho e massa, a versão "real" de Tatooine teria um formato parecido com o de Saturno.

O astro está a 104,6 milhões de quilômetros e completa uma volta ao redor do par de estrelas a cada 229 dias. As estrelas são menores que o Sol, o que deixa a temperatura de Kepler 16b entre -101 e -73 graus Celsius.

A descoberta do planeta aconteceu quando o astro ficou entre as estrelas e os observadores na Terra - fenômeno que faz a luz das estrelas ser ofuscada. A detecção foi complicada pois as estrelas também se movimetavam e ficavam uma à frente da outra, como se estivessem gerando "eclipses" contínuos.

As estrelas giram uma ao redor da outra a cada 41 dias e estão afastadas por "apenas" 33,8 milhões de quilômetros.

A missão Kepler foi lançada em 2010 com o objetivo de detectar planetas fora do Sistema Solar - principalmente mundos que possam reunir condições para o desenvolvimento da vida. Até agora, o projeto já chegou a detectar até sistemas planetários inteiros, além de centenas de "candidatos" a planetas.
Tatooine é um dos mundos onde acontecem as ações da série 'Guerra nas Estrelas'.

Campeão de boxe participa de expedição para encontrar Abominável Homem das Neves:


Um boxeador conhecido como 'o gigante russo' está tentando encontrar o abominável homem das neves na Sibéria, região leste da Rússia.

O russo Nikolai Valuev, que é o campeão mais alto e mais pesado da história do boxe, está liderando uma expedição que tenta encontrar o 'yeti', depois de diversos relatos de sua aparição nos últimos anos na região de Kemerovo.

O lendário yeti, também chamado de abominável homem das neves ou pé-grande, seria um humanóide de altura elevadíssima e peludo que viveria em regiões montanhosas remotas.

Em entrevista à BBC, Valuev disse que os relatos cativaram sua imaginação, mas admitiu que é improvável que a expedição encontre a criatura.

Aparições
Em 2009, caçadores na região de Kemerovo, no sudoeste da Sibéria, teriam visto o que descreveram como 'criaturas humanoides peludas' perto da caverna de Azass, no Monte Shoriya.

Segundo a agência de notícias russas Ria Novosti, o relato dos caçadores, divulgado pela administração regional, foi ilustrado com uma foto que mostrava a pegada de uma criatura não identificada.

No entanto, diversos especialistas em publicidade disseram que os relatos provavelmente queriam atrair turistas para a região. Três meses depois, as agências de turismo haviam criado excursões para 'a caverna do yeti'.

As criaturas supostamente têm cerca de 1,82 metros, mas seriam pequenas se comparadas ao boxeador, que tem 2,13 metros de altura e pesa 146 quilos.

Apesar de ter gostado da história, Valuev diz acreditar que será difícil que a expedição faça contato com algum homem das neves.

'Eu só ficarei lá por dois dias', disse o boxeador à BBC por telefone, do comboio da expedição.

'E eu acredito que milagres só acontecem no Natal. Duvido que o yeti vá correr pela estrada e receber o nosso caminhão de braços abertos. Mas eu avisarei se vir alguma coisa.'

Um porta-voz da administração regional de Kemerovo disse que o boxeador não quer ferir a criatura, mas está ansioso para 'falar com Yeti sobre a vida'.

Valuev se aposentou do boxe em 2009, depois de perder o título mundial dos pesos pesados para o britânico David Haye.

Conferência internacional
Esta não é a primeira expedição a procurar pelo homem da neves siberiano.

Diversos cientistas têm explorado a região de Kemerovo, procurando por pegadas e outros sinais de vida dos yetis.

Segundo o repórter da BBC em Moscou, Steve Rosenberg, há planos para um Instituto Yeti e uma conferência internacional sobre o humanóide peludo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Observatório europeu revela 16 novos exoplanetas similares à Terra:


O Observatório Europeu do Sul anunciou nesta segunda-feira (12) a descoberta de 50 exoplanetas em estrelas próximas ao Sol, sendo 16 desses com massas parecidas com a da Terra. Os novos astros foram revelados durante um congresso científico internacional que reuniu 350 especialistas em Wyoming, nos Estados Unidos.
A equipe de astrônomos, coordenada por Michel Mayor - da Universidade de Genebra, na Suíça -, usou um espectrógrafo chamado Harps, instalado no telescópio do Observatório de La Silla, no Chile, para realizar o estudo.

Desde 2003, o projeto Harps já havia descoberto 150 planetas fora do Sistema Solar, sempre próximos a estrelas parecidas com o nosso Sol. Ao todo, o grupo estudou 376 estrelas e descobriu que em 40% delas existem planetas menores que Saturno em órbita.

A maior parte dos exoplanetas com massa que a de Netuno costumam se aglomerar com outros astros, formando pequenos sistemas planetários. Os 16 astros parecidos com a Terra possuem entre 1 até 10 vezes a massa do nosso planeta.

Possível Terra
Um dos astros - chamado HD 85512b - tem apenas 3,6 vezes a massa da Terra e gira ao redor de sua estrela a uma distância conhecida como zona habitável. Planetas nesta região, podem apresentar água em estado líquido e reunir condições para o desenvolvimento da vida como na Terra.

Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos está em 600. A missão espacial Kepler, da agência espacial norte-americana (Nasa), encontrou 1,2 mil candidatos a exoplanetas, usando um método diferente: interferências mínimas na luz vinda da estrela quando o planeta passa entre ela e a sonda.

Gatos usados em pesquisa contra Aids felina brilham à luz ultravioleta:


Gatos usados por cientistas norte-americanos tiveram suas células alteradas para poder brilhar e, de quebra, resistir à versão do vírus da Aids responsável pela doença em felinos. O estudo foi publicado na revista científica 'Nature Methods'.

O efeito luminoso é causado pelo presença de uma proteína fluorescente extraída de águas-vivas e acontece quando os felinos são expostos à luz ultravioleta. Já a proteção contra o FIV - a versão felina do HIV - é garantida pelo inclusão de um gene de macaco dentro do material genético dos gatos.

Conhecido como TRIMCyp, o gene do macaco faz a proteção externa do vírus ser destruída antes que ele consiga infectar as células dos felinos. Para colocar o material no corpo dos gatos, os cientistas alteram óvulos não fecundados. Neste momento, foram incluídos também os genes 'fluorescentes' de águas-vivas para que alterações dentro dos gatos pudessem ser rastreadas.

Os cientistas da Mayo Clinic, instituto responsável por desenvolver a pesquisa, afirmaram que os filhotes gerados pelos gatos geneticamente alterados também apresentaram os genes. A esperança dos pesquisadores é de que a herança genética continue a ser transmitida pelas próximas gerações desses mamíferos. A tecnologia também pode servir, no futuro, para a criação de novas estratégias para preservar as 36 espécies ameaçadas de gatos selvagens no mundo.

A Aids já matou 30 milhões de pessoas no mundo e ainda não há uma vacina ou cura disponivel para combater a doença que seja reconhecida pela comunidade científica e adotada na prática médica. A versão felina também já deixou milhões de gatos mortos.

Boi com três chifres é destaque de rebanho no Sul de Minas:


Um boi com três chifres se destaca no rebanho de um produtor rural de Poço Fundo, no Sul de Minas Gerais. A anomalia foi justamente o que motivou a compra, segundo o dono Sebastião Vadivino Gonçalves. Ele diz que pagou R$ 1,4 mil pelo animal e só o revende por preço bem mais caro. Uma alteração na multiplicação celular no embrião pode ter dado origem ao um chifre a mais, segundo um zootecnista.

domingo, 11 de setembro de 2011

Interferência magnética no cérebro impossibilita mentir:


Pesquisadores da Estônia descobriram que aplicando ímãs em lados específicos do cérebro é possível estimular comportamentos em uma pessoa, como a sinceridade. 16 pessoas participaram do teste, sendo que metade teve ímãs colocados no lado direito do córtex pré-frontal dorsolateral, a parte que fica logo depois da testa.

Oito participantes foram absolutamente honestos quando perguntados sobre as cores que viram nos testes. Por outro lado, os outros voluntários, com ímãs do lado esquerdo, conseguiram mentir sobre o que viam. “Ímãs podem ser usados para corromper a moral do cérebro”, disse o doutor Liane Young, responsável pelo estudo.

Os cientistas tentam provar que escolhas de certo e errado não são tomadas apenas com base na fé e na filosofia, mas também na biologia. A tecnologia usada por pesquisadores do MIT se trata de uma técnica invasiva de estimulação magnética que corrompe uma parte do cérebro que fica bem atrás da orelha: a junção temporo-parietal direita, onde fica o compasso moral.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Garota pode ser única negra a ter doença do envelhecimento precoce:

Uma menina de 12 anos chamada Ontlametse Phalatse pode ser a única negra conhecida a ser portadora de progéria, uma doença raríssima causada por mutações genéticas e sem cura que provoca o envelhecimento precoce.

Ela frequenta a escola primária Lorato, em Hebron, na África do Sul, cidade próxima à capital administrativa Pretória. A garota viaja duas vezes por ano aos Estados Unidos, onde médicos e cientistas da Universidade de Boston tentam achar uma cura para o problema.

Duas formas da doença são conhecidas: as síndromes de Hutchinson-Gilford e de Werner. Ambas fazem as células do corpo envelhecerem até 10 vezes mais rápido. A expectativa de vida para os portadores é de apenas 13 anos em média. São conhecidos apenas 64 casos de progéria no mundo - um deles no Brasil.

Os sintomas da doença são tratados com os mesmos medicamentos usados por idosos para aliviar os sinais da velhice. Os pacientes costumam falecer após complicações como vasculares como aterosclerose - depósito de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos - que podem levar a infartos e derrames.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Somos capazes de prever o futuro:


Cientistas da Universidade de Washington divulgaram nesta semana os resultados de um estudo sobre a capacidade do cérebro de prever o futuro em um breve espaço de tempo. Essa área, que havia sido pouco explorada em pesquisas até agora, mostrou que nós temos capacidade de antecipar eventos antes deles acontecerem.
Jeffrey Zacks, professor de psicologia da Universidade de Washington e principal profissional à frente do estudo, garante: “Eu posso prever o futuro. E você também. E não se trata de uma percepção extra-sensorial. Trata-se apenas de usar as informações que estão na nossa frente para prever o que acontece o tempo todo. É tão natural que nem percebemos. Mas de tempos em tempos nós erramos, e nesse estudo descobrimos que errar é um elemento fundamental no nosso fluxo de consciência”.

Para fazer o teste, os pesquisadores juntaram voluntários para assistirem filmes de cenas cotidianas, como pessoas lavando o carro ou as roupas. A cena era parada no meio e os entrevistados tinham que prever o que aconteceria. E 90% deles acertaram. Agora, quando o filme apresentou uma cena completamente nova e diferente e as pessoas tiveram que prever o que aconteceria dali pra frente, a taxa de erro foi de 80%.

Os pesquisadores acompanharam a atividade cerebral das pessoas durante o teste por meio de ressonância magnética. Eles acreditam que as partes do cérebro envolvidas nas previsões, quando estão com um funcionamento não adequado, podem causar problemas na memória e no ato de entender as coisas que se passam ao redor. Por isso, Zacks e sua equipe acham que os resultados podem ajudar nas pesquisas sobre Alzheimer e outras doenças neurológicas.

Gêmeas siamesas são separadas:


Após uma cirurgia que durou seis horas, gêmeas chinesas que nasceram ligadas pelo abdômen e pelo peito foram separadas num hospital em Xangai.
Na operação, An An e Min Min tiveram o pericárdio e o fígado partidos em dois.
Além disso, a equipe médica teve que remodelar a caixa toráxica e os peitos das meninas usando placas de alumínio e titânio.
Depois de separadas, as gêmeas siamesas foram abrigadas em berços especiais.
As meninas nasceram no fim de abril pesando 4.890 kg.
De acordo com a TV Dragão de Xangai, todo ano, entre 800 mil e 1,2 milhão de crianças chinesas nascem com algum tipo de deformidade física.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mulher obrigada a deixar casa e trabalho após ser 'estuprada' por ETs:


Giovanna Podda, de 40 anos, começou a espalhar na vizinhança que tinha sido estuprada por alienígenas. A notícia não caiu bem e, sob forte pressão dos vizinhos, a mulher foi obrigada a deixar a casa em que morava em Gennargentu (Sardenha, Itália) e a abandonar o emprego.

O caso de Giovanna ganhou destaque na TV italiana. Ela contou ter sido abduzida e violentada por ETs. O ato deixou marcas e queimaduras no corpo dela, garantiu a mulher.

"Tentei me queixar na polícia, mas riram de mim. Ninguém acredita em mim, mas eu acredito que muitas mulheres tenham sido estupradas por seres alienígenas e que elas tenham medo de expor isso", reclamou, de acordo com reportagem do "Austrian Times".

Agora, Giovanna vive escondida. Mas ela quer ser uma porta-voz de uma espécie de associação das mulheres que já foram estupradas por seres de outros planetas.