segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Saindo da Matrix:



Wake up Neo!

Mais uma breve pincelada sobre a trilogia Matrix:

Morpheus é o nome para o Deus dos sonhos , na mitologia Grega.
Neo é o escolhido, o salvador .
Trinity é a Trindade. Representa a Grande Mãe- Filha e espírito santo.

Porque escolheram o nome Morpheus para o mestre de Neo? Na minha opinião, talvez porque no sonho, a alma pode emancipar-se, a alma pode viajar a outras realidades, saíndo desta realidade.
Costuma pensar-se que o sonho é uma falsa realidade, no filme eles tentam mostrar o oposto, Neo é que vivia numa realidade ilusória, e Morpheus despertou-o para a realidade.


Reparem no filme, quando os personagens estavam ligados à matrix eles não estavam lá fisicamente, no entanto o corpo físico deles (no mundo real) reagia aos estímulos. Se na matrix eles fossem feridos, no mundo real o corpo físico deles sofria as danificações e feria-se.
De certa forma, o nosso corpo físico também reage aos estímulos do espírito quando ele viaja pela “matrix” do mundo dos sonhos. Se sentimos que vamos a cair, o nosso corpo reage a esse estimulo e dá um solavanco na cama. Em magia o mesmo ocorre, se sofremos de algum mal espiritual ou ataque astral (ou obsessão espiritual) o nosso corpo físico, a saúde, ressentem-se.

Morpheus levou Neo a conhecer “o Oráculo”, tal como o filósofo Sócrates procurava o oráculo , que lhe dissera que ele era o mais sábio dos homens, ele duvidava, Neo também duvidava inicialmente ser o “escolhido” .

O Oráculo:

Uma frase ficou-me na memória, a oráculo disse : “ a nossa escolha é a repetição das nossas escolhas “, o que entendi disso foi :
As escolhas que fazemos agora já foram pré-destinadas por nós, mas isso só faz sentido com a reencarnação. Antes de reencarnar conhecemos uma parte do nosso destino, já escolhemos certas provas pelas quais iríamos passar, porém ao nascer esquecemos isso… Mais tarde ao tomar certas escolhas, não temos consciência que já as tomámos antes de reencarnar, mas o nosso destino já tinha sido pré-conhecido por nós, assim faz sentido : “a nossa escolha é a repetição das nossas escolhas “. Antes escolhemos, depois reencarnamos e vamos passar pelas provas que escolhemos, vamos vivê-las.

Naves :

A Nave de morpheus chamava-se “Nabucodonosor”, nome do Rei Babilónico que tivera um sonho mas não se recordava e vivia procurando uma resposta.
Na nave havia uma inscrição “Mark III nr 11 “, que poderá ser uma alusão ao Evangelho de Marcos 3:11 que diz “E quando os espíritos impuros o viam, jogavam-se gritando :
Tu és o filho de Deus”.

O nome da nave cujo último vôo serviu para alertar os habitantes de Zion ( nave Osíris ) da iminente invasão das máquinas foi emprestado de uma das principais divindades do panteão egípcio.
Esposo de Ísis e pai de Hórus, foi Osíris quem ensinou as artes da civilização aos primeiros egípcios. Foi assassinado por seu perverso irmão Seth, que desmembrou seu corpo e espalhou os pedaços por toda a Terra, obrigando Ísis a percorrer o mundo inteiro para reunir os membros de seu marido morto. Depois que seu corpo foi reconstituído, Osíris ressuscitou e passou a reinar sobre o Amenti, o paraíso egípcio situado no Além-Túmulo. A peregrinação de Ísis em busca de Osíris inspirou a criação dos Mistérios de Ísis, uma religião iniciática onde as etapas da jornada da deusa simbolizavam as diferentes fases do processo de iniciação.
Os Mistérios de Ísis foram um dos antecessores que influenciaram o gnosticismo.
Os gnósticos reinterpretaram o mito de Osíris como um símbolo da queda da divindade primordial no mundo ilusório da matéria e de sua posterior libertação.

Agente Smith ( matrícula do carro )

Quando o agente Smith ( Em Português significa Ferreiro ) chega num Audi no início do filme, a matrícula do carro é "IS 5416".
Em Isaias 54:16 lê-se:
"Eis que eu criei o ferreiro,
que sopra as brasas no fogo,
e que produz a ferramenta para a sua obra;
também criei o assolador, para a destruir."

NEO Buda ou cristo:

Neo é uma inversão de One (o numero um, o escolhido), Neo poderá ser a inversão de EON, Eon é uma era de milhões de anos, segundo o calendário Maia estamos precisamente terminando esta Era e a próxima será a Era da paz, é justamente em busca disso que Neo foi, e ele foi na Logos.
Neo transcendeu a realidade, tal como Buda se libertou de samsara (ciclo de reencarnações, reencarnação) e atingiu o estado de iluminação (Nirvana) ou Moksha (liberdade da alma).
Buda significa algo como “ o desperto” , repare que no filme Morpheus diz a Neo “Acorde Neo”, outra coincidência, Keanu Reeves (actor que faz de Neo) foi o própria Buda no filme “O pequeno buda”.
-Quando Neo parou as bálas e olhou a matrix, isso lembra o caso de Buda quando enfrentando os exércitos de Mara, senhor da ilusão, os dados e sentas enviandos contra ele tornaram-se flores.
Numa cena, a Oráculo examina Neo fisicamente, possivelmente para ver se encontrava alguma marca que evidenciasse ele ser o “escolhido”, no budismo isso também ocorre, procuram marcas na criança que pensam ser o Dalai Lama reencarnado.


Neo também pode ser comparado Cristo , ele é o salvador, ele morre e ressuscita, ele ascende aos céus.
Numa parte do filme o rapaz Choi quando recebe o software pirata que Neo lhe deu (ainda era Thomas Anderson) o choi diz “Você é o meu salvador, o meu Jesus Cristo pessoal “.
Cristo foi tentado no deserto, Neo também é tentado pelos agentes a trair Morpheus.
Consta que Jesus viveu até aos 33 anos, ressuscitou 3 dias após a sua morte.
Neo regressou à vida, na sala 303 ( 33), após o beijo de Trinity.
Diante de três discípulos, as roupas de Cristo tornaram-se de um branco resplandescente ( Mateus 17:2, Lucas 9:29) , identicamente Neo brilha fisicamente após destruir o agente Smith.

No filme ainda falam do karma, toda a acção tem uma reacção, o karma é um ensinamento do hinduísmo, e posteriormente também desenvolvido pelo recente espiritismo, a lei de causa-e-efeito . Se toda a nossa acção tem uma reacção, isso prova que nem tudo acontece por acontecer, mas sim porque também fazemos as coisas acontecerem, também construímos o destino das situações.
No filme Neo tem vidência (matrix revolutions) ele vê através das coisas, hoje em dia temos psíquicos videntes que fazem isso. Quem consegue ter dupla-vista vê uma aura em redor de tudo, tudo tem uma aura energética, existem hoje alguns exercícios para desenvolver a vidência, mas ela irá desenvolvendo-se gradualmente ao longo da vida.

Neo voa, nós nos sonhos podemos fazê-lo também, na realidade existiram alguns médiuns que levitaram, foram raros casos, mas existiram.
Ele também consegue agir com a mente sobre a matéria. No 1º filme também podemos observar isso, na casa da oráculo uma criança ensinou Neo a dobrar a colher com a força da mente, essa influência da mente sobre a matéria existe e chama-se psicocinese (alguns paranormais fazem-no ).
No filme 3 (revolutions) ele parecia Cristo, estendido de braços abertos, nota-se que inclusive a luz que saiu dentro dele era em forma de cruz, a luz que ele libertou após lutar interiormente com o seu lado obscuro, destruiu toda a matéria. Isto mostra-nos como podemos lutar contra as nossas trevas interiores, transformando-as em luz, e a luz é espírito e o espírito domina a matéria, vencendo sobre ela.
O plano espiritual domina o material , foi isso que senti ao ver o desfeche do filme.
No plano astral, ou no plano dos sonhos, nós podemos ser um “Neo” nessa matrix (nessa realidade oculta), basta usar o pensamento, ao imaginarmos algo nos sonhos comprovamos que isso se concretiza, o pensamento é criador, pensar é agir no astral.

Neo deu vida a trinity, como um Deus, pois só Deus daria vida...
Uma coisa no 2º filme (reloaded), Neo ressuscitou a trinity , Cristo ressuscitou, no filme talvez tentem fazer uma alusão a isso mas ele ressuscitou quem ama, mas somente na matrix tinha poder para isso, pois no 3º filme trinity morre e Neo não consegue devolver-lhe a vida. Isso indicaria que só na matrix temos poder ? Ou talvez…Só na matrix não existe a morte, podemos agora reflectir isso tendo em conta a matrix que nos envolve, o plano espiritual , lá não há morte, a morte é somente neste plano físico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário