quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A ética na tecnologia e magia:

Ao se observar a atuação da tecnologia nos dias de hoje, nota-se o quanto ela é um tipo de conhecimento amoral, nem bom nem mau, mas apenas real que fascina a mente humana a cada dia com mais força.
Mas o que torna a tecnologia um tanto nociva é o fato que quando as pessoas adquirem o conhecimento e os meios para se produzir armas, elas produzem, independente de isso ser bom para a humanidade ou não.
Por outro lado pode-se considerar a magia como uma "tecnologia primitiva", que não tem nada de amoral, mas possui um sistema de códigos morais a ela inerentes, por exemplo, há a magia negra (má) e a magia branca (boa).
Pode-se constatar que a magia dá liberdade a mente, para que se escolha o que melhor se encaixa ao caráter pessoal de cada um, equanto a tecnologia ao mesmo tempo que abre as portas para novas possibilidades, prende o homem a ela.
Isto leva a comparar a sociedade moderna, dependente da tecnologia, como Fausto que vende sua alma ao diabo, pois se a tecnologia pode construir uma arma mais poderosa, certamente o fará, sejam quais forem as consequências.
O unico modo para se mudar isto é fazer a infusão da tecnologia com um código moral, tornando o conhecimento tecnológico algo ético para com as necessidades humanas e da natureza, libertando a mente humana para seu auto-conhecimento espiritual e social, tal qual a magia.

(texto escrito quando estava no 3° colegial em 2003, estranhamente nada mudou...)
Christian Fox Mulder

Nenhum comentário:

Postar um comentário